Jó 8.20-22
Como já mencionei em outros artigos, gosto muito de filmes e costumo assistir alguns mais de uma vez. Um desses, conta a história de quatro amigas que vivem em Nova Iorque; uma delas depois de sofrer uma desilusão amorosa, faz uma viagem com as outras três, e num momento em que está muito triste faz a seguinte pergunta: “Eu vou rir de novo um dia”? Todos nós já vivemos ou estamos vivendo momentos em que ficamos imaginamos se vamos rir de novo algum dia.
É um sentimento de que a alegria se foi, muitas vezes levada por circunstâncias, uma decepção amorosa, como a moça do filme, uma perda na família, uma enfermidade difícil e tantas outras coisas. Nessas ocasiões parece que sorrir de verdade, se torna quase impossível. No filme a moça acaba por descobrir o riso numa situação engraçada, mas muitas vezes na nossa vida essa alegria momentânea não é suficiente.
Precisamos do riso que vem de dentro para fora. Que está no nosso interior, sorrir não só com os lábios, mas com os olhos, com a alma. Esse riso só encontramos em Deus. Mas nada de hipocrisia, pois nem sempre vamos sorrir de verdade, mesmo confiando em Deus, teremos decepções e essas vão fazer com que muitas vezes a alegria vá embora. Jesus mesmo disse: “No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (Jo 16.33). E vamos nos perguntar: “Onde se escondeu o riso”?
Mas no momento certo descobriremos que ele apenas se camuflou no seu esconderijo, para depois nos surpreender, quando estamos mais necessitados dele, quando a vida grita dizendo: “Venha, pode me pegar”. Então, ele nos faz um convite de novamente enredar a vida com novas escolhas, novos sonhos, novas oportunidades. Deixamos de lado a dor, as lágrimas que choramos, o peso do dia a dia do trabalho, das obrigações e nos entregamos ao riso, rolando na grama colina abaixo, brincando de bola, peteca, como uma criança, “sufocando entre gargalhadas, gritinhos e falta de ar”. O riso é um amigo que quando achamos que nos abandonou; ele retorna com flores, abraços e um travesseiro fofo.
Fecho essa pequena reflexão com uma frase da devocional de Karen Burton Mains: “O riso é um bom amigo de Deus”. Portanto, também nosso.
Deus abençoe!
::Nicibel Silva Fonte: www.lagoinha.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário